Cinemas, teatros e museus estão liberados a partir de hoje

Publicado em 28/09/2020 as 00:21

Após um longo período com as atividades suspensas, cinemas, teatros e museus estão autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira, 28.

Segundo o Governo do Estado, os estabelecimentos terão que respeitar o protocolo de segurança sanitária elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que estipula, por exemplo, capacidade máxima de 100 frequentadores, limitada às medidas de distanciamento das poltronas e à capacidade máxima de até 50% do ambiente.

Ainda segundo o anúncio feito pelo Governo de Sergipe, o público deve ser acomodado na sala, auditório, arquibancada ou equipamento equivalente de modo a respeitar os requisitos de distanciamento especificados na Resolução. Já os parques de diversão deverão permanecer fechados até nova deliberação.

Seguindo nessa etapa de flexibilização, já a partir da próxima quinta-feira (1º) acontecerá a reabertura de todas as unidades da rede do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), exceto o Ceac Itinerante. O número de cidadãos dentro do estabelecimento deve ser de no máximo 50% de sua capacidade, não podendo exceder a quantidade de uma pessoa a cada 6 m². Os dias e horários de funcionamento serão estabelecidos pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e o atendimento ao cidadão deverá ser individual e agendado por horário. Em todos os casos, deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas.

Ampliação das atividades já liberadas

Atividades liberadas nas fases laranja, amarela e verde também poderão ser ampliadas a partir desta segunda. Nos shoppings, galerias e centros comerciais, por exemplo, fica liberada a realização de eventos sociais e a abertura de cinemas, respeitados os respectivos protocolos a serem definidos pela SES.

Com relação ao comércio de rua em geral, a capacidade de atendimento dos estabelecimentos passa de 50% para 75%. O mesmo ocorre com o atendimento em escritórios prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens, etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados em podologia; serviços odontológicos eletivos; clínicas de estética; operadores turísticos; salões de beleza e barbearias, que terão a capacidade ampliada para 75%.

Quanto às academias de ginásticas e semelhantes, passa a ser permitida a realização de atividades físicas coletivas de contato, a exemplo de lutas e artes marciais.

*ASN