Vestibular da Unicamp bate recorde de inscritos de escolas públicas

Publicado em 28/09/2020 as 17:03

O vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) teve um volume recorde de inscritos que estudaram em escolas públicas. De acordo com a instituição, 34,2% dos candidatos estudaram nesse tipo de colégio. No total, o vestibular da Unicamp recebeu 77.653 inscrições.

Por meio de seu programa de ação afirmativa e inclusão social, a universidade reserva uma porcentagem de suas 3.237 vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, para candidatos que se declaram pretos ou pardos e a alunos da rede pública que são pretos ou pardos.

Os critérios variam. No caso de pretos e pardos, são no mínimo 15% de vagas regulares de cada curso. Para alunos de escolas públicas, 10%. E aos que combinam as duas condições, há uma reserva adicional de 5%.

Neste ano, não haverá seleção pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, as 639 vagas destinadas a esse critério também serão redistribuídas para esses candidatos da política de inclusão social, da seguinte forma: 322 para quem fez o ensino médio todo em escolas da rede pública, 145 vagas para candidatos pretos ou pardos e, por fim, 172 para aqueles que estão nas duas condições anteriores.

*Revista Fórum