França desbanca Marrocos, a sensação da Copa do Mundo do Catar, e vai a final contra a Argentina

Publicado em 15/12/2022 as 12:26

A atual campeã França desbancou a sensação da Copa do Mundo do Catar, Marrocos, nesta quarta-feira (14), vencendo a partida de semifinal por 2 a 0, no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, e agora joga a final contra a Argentina, em disputa que marcará um inédito tricampeonato mundial para seu vencedor – e que promete ser um belo jogo de futebol.

O primeiro tempo mal começava quando aos 4 minutos Griezmann aproveitou erro de El Yamiq para ir a linha de fundo e rolar para Mbappé, que tentou duas finalizações. A sobra caiu nos pés de Theo Hernández, que completou de voleio para o gol, abrindo o placar para a França.

Depois de sofrer o gol, os marroquinos tentaram se achar em campo, e até levaram perigo aos 9 minutos com o volante Ounahi que, após tabelar com Mazraoui obrigou Lloris a fazer boa defesa. Mas o controle do jogo foi francês, que com uma marcação impecável minou qualquer tentativa de criação marroquina e ainda teve mais algumas oportunidades para aumentar o placar, sobretudo na bola na trave de Giroud, aos 16 minutos.

O Marrocos melhorou a partir dos 19 minutos, quando saiu o lateral esquerdo Saïss para a entrada do meio-campista Amallah. Mas a melhora, que contou com pressão nos últimos minutos, foi insuficiente para conseguir o empate na primeira etapa. Nem a bela bicicleta de El Yamiq, aos 46 minutos, pôde passar pelo goleiro Lloris.

A seleção marroquina voltou para o segundo tempo exercendo a mesma pressão do final da primeira etapa. Os marroquinos lutaram, tentaram, brigaram e avançaram, mas não conseguiram intimidar a atual campeã. O balde de água fria viria aos 32 minutos, quando Thouaméni roubou a bola no meio de campo e após tabela entre Thoram, Fofana e Mbappé, este último completou para as redes: 2 a 0. Os últimos 15 minutos foram de muita briga por parte do Marrocos, que buscava diminuir o placar, e de certa "administração do resultado" pela França. Ao fim dos 90 minutos, a França está na final.

O Marrocos volta a campo no próximo sábado (17), às 12h de Brasília, quando disputa o terceiro lugar contra a Croácia no estádio Internacional Khalifa. Por sua vez, a França enfrenta a Argentina no domingo (18), em Lusail, também ao meio dia, pela grande final. Os franceses defendem o título e disputam um inédito tricampeonato com os argentinos.

*Revista Fórum